29 de jul. de 2010

Afinal, o que é Marketing?

"É comum observamos pessoas se referindo ao marketing com um tom pejorativo, associando-o a publicidade, propaganda, vendas e, o que é pior, a “enganação”. Como se o marketing fosse uma ferramenta para enganar as pessoas, escondendo o defeito de um produto, ajudando a eleger um candidato ruim ou induzindo o consumidor na compra do produto. 
Na verdade marketing é muito diferente disso. Marketing é a parte do processo de produção que leva ao nosso público alvo o que queremos oferecer, usando a criação, comunicação e bom relacionamento.
Para me explicar melhor pergunto, qual é o objetivo de qualquer negócio? É manter e conseguir clientes, pois sem isso nenhum negócio consegue sobreviver. Então, o marketing esta no ponto central dos negócios, pois é esse o seu trabalho. Descobrir novos modos de realizar esta função.
Alguns dizem que o marketing esta contribuindo com o desmatamento e levando ao consumismo. Pura bobagem. Quantas vezes vemos propagandas em TVs, jornais, revistas que mostram o quanto o marketing se preocupa com o meio ambiente. Como o caso da Bom Bril, que lançou uma linha totalmente ecológica.
Nós, como profissionais de marketing, não visamos somente o lucro. Claro que isso não deixa de ser importante, mas antes de sermos profissionais somos, também, humanos e nos importamos com o mundo no qual vivemos.   
Nosso verdadeiro objetivo é satisfazer suas necessidades e desejos. Procurando entender cada vez melhor o real desejo do nosso cliente. 
Mas, se pudesse resumir marketing em apenas uma frase, por mais que seja incoerente para alguns, diria: Marketing é vida!"


Texto escrito por Julianna Blesa Miras, aluna do curso de marketing da Etec Martin Luther King.

4 comentários: