25 de jul. de 2010

Qual é o símbolo do Marketing?

São raras as áreas do conhecimento que não tenham um símbolo, ou logotipo, para identificá-las das demais. A letra grega PSI ( Y ), por exemplo, identifica a psicologia, o caduceu com uma cobra (e não duas) representa a medicina. O Caduceu com duas cobras e o chapéu de Hermes, a Contabilidade. A Administração tem um logo estiloso. 

Provavelmente grande parte desses logos, símbolos ou brasões foi desenhado por um profissional de Marketing. que como todos sabem, tem como símbolo o..... o.... o....
Se você demorou mais de 5 segundos para responder, não se preocupe. A área que cuida de símbolos, logos, promoções, comunicação não costuma se auto-promover muito bem. Por isso, o símbolo do Marketing não é tão conhecido por pessoas que não sejam da área.
Para falar a verdade até pessoas da área tem dificuldade em responder sobre o seu símbolo.

Qual é o motivo de tanta despreocupação quanto a um desenho que representa toda uma classe? talvez os profissionais de outras áreas, como a psicologia, por exemplo, possam responder.

Constantemente sou perguntado por alunos que estão se formando na área a respeito do logotipo ou símbolo que represente o Marketing. Afinal eles vêem os seus colegas de medicina e psicologia ostentando os respectivos símbolos nos convites, faixas, camisetas e banners durante o dia da formatura.

Um psicólogo já é apresentado ao símbolo no primeiro ano da faculdade. Ele conviverá e se orgulhara disso, durante toda a vida profissional. Noto que cartões de visita de psicólogos, assim como placas nos consultórios ou anúncios de jornal são acompanhados do logotipo da área.

Entretanto, nós, de Marketing, nem ao menos sabemos o que nos representa. Se é uma letra um desenho, ou um hieróglifo. Os alunos só vão pensar nisso na hora da formatura e depois voltam a esquecer.

Não vou nos recriminar, a nenhum profissional de Marketing. Afinal, criamos logos para todos, com exceção de para nós mesmos.

Em casa de ferreiro, o espeto é de pau.

Ah... já ia me esquecendo.... o símbolo do Marketing é um alvo. Com uma flecha acertando a mosca. Afinal é essa a nossa função: acertar o alvo. De preferência bem perto do centro.




Texto de Daniel Portillo Serrano do blog Marketing Negócios

Um comentário: