27 de jul. de 2010

Marketing 3.0 e a nova era da fidelização

Philip Kotler, considerado o pai do Marketing Moderno, e outros importantes nomes de estratégias de marketing como Hermaean Kartajaya e Iwan Setiwan propõem uma nova evolução no conceito para as estratégias de mercado. De acordo com esses especialistas, entramos na era chamada de "Marketing 3.0". No seu recente livro intitulado com essa denominação, Philip Kotler ressalta que os clientes hoje estão escolhendo produtos e empresas que satisfaçam suas necessidades mais profundas de criatividade, comunidade e idealismo.

"Hoje, estamos testemunhando o surgimento do Marketing 3.0, ou a era voltada para os valores. Em vez de tratar as pessoas simplesmente como consumidoras, os profissionais de marketing as tratam como seres humanos plenos: com mente, coração e espírito. Cada vez mais os consumidores estão em busca de soluções para satisfazer seu anseio de transformar o mundo globalizado num mundo melhor. Em um mundo confuso, as pessoas buscam empresas que abordem suas mais profundas necessidades de justiça social, econômica e ambiental em missão, visão e valores.", revela um trecho do novo livro de Kotler.

Nessa busca de agradar o consumidor e fazer diferente da empresa concorrente, não ache que apenas brindes supérfluos ou lembrancinhas irão fidelizar o seu público. A verdade é que, os clientes não querem apenas comprar produtos, querem consumir experiências.

Nesse aspecto, entre os caminhos para desenvolver uma boa estratégia de marketing voltada para fidelização, Robson Alberoni, presidente do Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado, conta que é fundamental "saber com profundo conhecimento o que os clientes valorizam e tentar personalizar cada uma das propostas à suas necessidades".


ESSA MATÉRIA FOI DIVIDIDA EM TRÊS PARTES PARA MELHOR COMPREENSÃO DOS LEITORES E APRESENTAÇÃO JUNTO AO BLOG. A TERCEIRA PARTE DA MATÉRIA SERÁ POSTADA AMANHÃ contendo os devidos créditos.

2 comentários:

  1. O texto é realmente fantástico. Estou a ler o livro e estou encantado com tudo... Kotler eu indico.

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom,
    e que uma nos mostra uma modificação no comportamento do consumidor, que estão cada vez mais comprometidos e preocupados com o planeta.
    Para sair a frente as empresas precisam conhecer mais adentro o seu público alvo buscando estratégias mais completas de atingí-los e consquitá-los.

    ResponderExcluir