19 de abr. de 2010

NeuroMarketing: O Cérebro de Quem Bebe Coca Cola é Diferente?

Há mais fantástica máquina de todos os tempos é 100% humana, mas não foi criada pelos humanos. Capaz de comandar milhões de funcões ao mesmo tempo e com capacidade de algo entre 10 e 1000 TB (terabytes), nosso cérebro tem sido o foco de estudios de marketing desde o início dos tempos, por controlar tanto nossas decisões lógicas quanto emocionais.



Estudo de Marketing: Pepsi x Coca Cola



E é justamente a relação logíca x sentimento que torna o mundo do marketing e da tomada de deciões tão interssante, pois isso determina cada dia de nossa vida, cada coisa que comemos, profissão que seguimos ou com quem casamos.


O Caso Coca x Pepsi


Pesquisadores da Universidade de Medicina de Baylor (Texas, USA) publicaram em 2004 um estudo realizado com 67 pessoas, com o objetivo de entender melhor porque elas tomam certas decisõe.


Teste Cego


Nele, as pessoas eram convidadas a beber dois copinhos de refrigerante, sem rótulos ou qualquer tipo de indentificação (chamado de “teste cego”), um de cada vez e dizer qual dois eles acharam mais saboroso. Durante os teste, os voluntários eram monitorados por um aparelho de Ressonância Magnética Funcional, que mostraria qualquer aumento de atividade em diferentes partes do cerébro.


No teste, 50% dos participantes indicaram que preferiam o sabor do copo A (Pepsi). Para estes participantes, o monitoramento inidcou aumento da atividade numa região do cérebro chamada “Córtex Prefrontal Ventromedial”, responsável pela controlar sentimentos de satisfação e auto-recompensa. Ou seja, metade das pessoas disseram (sem saber) que Pepsi era realmente mais saborosa.


Teste Consciente


Entretanto, ao repetirem o mesmo teste, mas agora com rótulos nos copos indicando os logtipos de Coca e Pepsi, cerca de 75% das pessoas afirmaram que gostaram mais do sabor de Coca. Só que nesta segunda etapa do teste, o monitoramente de ressonância magnética indicou um aumento de atividade em duas parte diferente do cerébro, uma seção chamada de Cortéx Prefrontal Lateral, responsável por capacidade cognitivas de alto nível (ou seja, de pensar lógicamente sobre alguma coisa) e outra seção chamada de Hipocampus, responsável pela memória e recordações arquivadas em nosso cérebro.

Isso quer dizer que ao beber o refrigerante e visualizar o logotipo da Coca-Cola, as pessoas não estavam setindo somente o sentimento de prazer como também estavam relacionando a aquele momento suas memórias e impressões previamente vividas.


O Resultado: O Poder da Marca Influência Nosso Cérebro Mais do Que Pensamos

O resultado do estudo mostra que a Pepsi Co. (fabrincante e dona da marca Pespi) deveria ter 50% de mercado de refrigerantes de cola, pois metada das pessoas disserem preferir o sabor de Pepsi.

Entrentanto, como sabemos, bem mais da metade das pessoas compram Coca Cola (líder do mercado em seu segmento), pois quando elas compram Coca Cola é menos por causa do saber que ela possui e mais pelas experiências vividas com a marca.


Pesquisa de MSN:


Para tirar a dúvida, perguntei a algumas pessoas que tenho como contato em meu MSN Messenger: “Coca ou Pepsi? Consegue dizer o porquê prefere um a outro?”.

Tive várias respostas interessantes, mas vou postar duas que ilustram o ponto desse post:



Resposta 1: Pepsi Cola


“Prefiro Pepsi porquê a Coca fique sem gás muito rápido. Pepsi têm mais gás e por isso o gosto é melhor…”

Essa foi a resposta de um amigo homem, com cerca de 28 anos.


Resposta 2: Coca Cola

“Nem se Compara as duas. Quando vou a um lugar, se só vendem Pepsi eu compro guaraná, mas não bebo Pepsi. Tomo Coca desde criança, festas de natal e fim de ano. Não tem como trocar uma pela outra”.

Essa foi a resposta de uma amiga mulher, de 27 anos.

Interessante, não?


O rapaz que preferiu Pepsi disse preferir o sabor (funcionalidade). A menina preferiu Coca Cola e justificou-se pelo fato de a marca fazer parte de sua vida a mais tempo (experiência).

Sei que esse foi só um teste rápido e não um estudo cientifico, mas é interessante ver como o perfil dos consumidores das duas marcas parecem realmente diferir entre si.


Daqui: Para o Alto e Avante

2 comentários:

  1. Otimo post, o corpo é humano é uma maquina perfeita, tudo tem um motivo, cada parte do corpo tem sua função exata, e entre elas tem o cerebro que é o mais avançado te tudo que ja foi criado no mundo...

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  2. Achei muito legal! Não sei como era em 2011, mas hoje observo que as propagandas da Coca têm justamente o intuito de mostrar como ela está presente em experiências marcantes. Aparecem pessoas se divertindo, se beijando e amores se encontrando, isso tudo deve fazer uma baita bagunça em nossa cabeça não é?

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